Especial “Julieta e Romeu” com depoimentos e material inédito do espetáculo

O diretor e dramaturgo Jeferson Bertoloti foi convidado para apresentar na Plataforma Cultura e Vivência material inédito sobre o espetáculo “Julieta e Romeu”. Cenas de bastidores, fotos, depoimento e vídeo registram o espetáculo que estreou no Teatro Universitário em outubro/2019.

Julieta e Romeu

Uma releitura impactante da obra de
William Shakespeare

O espetáculo

Com estreia realizada em 14 de outubro de 2019, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, a peça Julieta e Romeu foi um dos grandes momentos do ano. Além da parceria incrível da Cultura e Vivência com diretor e dramaturgo Jeferson Bertoloti e seu elenco, quem prestigiou comenta até hoje sobre a beleza do figurino, o texto impecável e a releitura mais que necessária: potente, ousada e forte.

A dramaturgia Julieta e Romeu de Jeferson Bertoloti bem que poderia ser a representação da história de Romeu & Julieta, tragédia escrita entre 1591 e 1595 nos primórdios da carreira de Willian Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte finda por unir suas famílias outrora em pé de guerra. Mas não é.

O antagonismo aqui possui uma releitura poderosa e necessária. Questões como racismo, violência sexual e intolerância são debatidas pelo elenco formado por 10 promissores atores, entre eles, alunos da UFMT, a angolana Weza Kissanga (Ciência e Tecnologia de Alimentos) no papel de Julieta e Alex Rossa Luz (Nutrição) interpretando Romeu.

Um trabalho brilhante do Grupo Cênicos com direção primorosa de Jeferson Bertoloti, que levou a platéia do Teatro da UFMT, em sua noite de estreia, a refletir sobre as situações de opressão do convívio entre as personagens. A emocionante declaração de Julieta ao final da peça é de arrancar suspiros, e cada lágrima é real, sem encenações.

A montagem do dramaturgo Bertoloti foi gerada a partir de uma imersão cultural e de vivência com a interprete de Julieta, sua ex-aluna de ensino médio, a atriz angolana Weza Kissanga. A peça Julieta e Romeu contou ainda com as participações de dois atores experientes de Mato Grosso, Altiery Dallys e Ariana Carla (Frei Lourenço e Sra Montéquio).

Jeferson Bertoloti durante os bastidores do espetáculo. Foto: Raphael Thorino.

Julieta e Romeu é uma história de vidas reais, a peça fala da história que Shakespeare escondeu do povo. Todo projeto conta com técnicos renomados da cênica em Cuiabá e técnicos formados pela MT Escola de Teatro (UNEMAT)”

Jeferson Bertoloti, diretor da peça.

Assista ao trailer abaixo


“Eu não esperava que este trabalho fosse se desenvolver de tal forma, provocando sentimentos e inspirações. Mas se trata de algo que sinto na pele e acredito que toda sociedade também”.

Weza Kissanga, Julieta.

A peça Julieta e Romeu contou também com a parceria Institucional do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CEPIR, Fórum Mulher Negra, apoio cultural Colégio Fato, Tex Norte Tecidos, Deputado Elizeu Nascimento, MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, e muitas outras.

Weza Kissanga. Foto: Raphael Thorino.

Na pele

O mundo todo acompanhou os protestos contra o racismo e violência policial, que eclodiram por conta do homicídio de George Floyd, 46, um homem negro, em Minnesota, nos Estados Unidos. A notícia causou uma onda de indignação depois da divulgação do vídeo que mostrou o policial branco, Derek Chauvin, usando o joelho para asfixiá-lo.

Aqui no Brasil, nas periferias, isso é mais comum do que se imagina.

Para esse momento, o diretor gravou um depoimento para a Plataforma Cultura e Vivência, falando um pouco sobre suas experiências, vivências e trajetória. Uma mensagem para todos que querem trilhar seu caminho no mundo das artes, ou em outras áreas, superando, mesmo com dificuldades, as questões sociais de racismo e preconceito que a sociedade negra sofre diariamente.

Confira o depoimento

Jeferson Bertoloti é cuiabano e a sua dramaturgia foi dedicada aos 300 Anos de Cuiabá, com várias impressões de sua visão de mundo adquirida em seus 34 anos de vida nesta cidade.


Galeria

Fotos: Raphael Thorino.


Para além da galeria de fotos, bastidores, trailer e depoimento do diretor Bertoloti, uma surpresa à todos que prestigiaram (e ainda terão oportunidades futuras, quando possível) à peça, disponibilizamos um vídeo-documentário gravado no Teatro Zulmira Canavarros.

Confira o vídeo-documentário

Ficha Técnica:
Direção e Dramaturgia: Jeferson Bertoloti – Colaboração: Texto de Weza Kissanga | Figurino: Jane Klitzke | Iluminação: João Paulo Nunes | Trilha e Efeitos Sonoros: Jair Júnior e Ricardo Porto| Coreografias: Jefferson Pires, Mateus Soares, Weza Kissanga e Andrey Abdala | Fotos de Divulgação: Herik Richard | Registro e Cobertura Audiovisual: Raphael Thorino | Projeto Visual: Paulo Henrique Campos | Direção de Produção: Bertoloti & Cia. Elenco: Alex Luz, Altiery Dallys, Ana Pellizon, Andrey Abdala, Ariana Carla, Jefferson Pires, Joana Freitas, Kellen, Mateus Soares e Weza Kissanga.


Se você gostou, deixe seu comentário, e compartilhe com os amigos 😉

Um comentário em “Especial “Julieta e Romeu” com depoimentos e material inédito do espetáculo

  1. Parabens meu amigo pela conquista de estreiar um espetaculo maravilhoso que é Julieta e Romeu. Eu e meu esposo Ellis tivemos a oportunidade de assistir. E ficamos dislumbrado com o figurino…fala e presenca de palco dos seus artistas!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: